7 dicas para aliviar o stress durante a gravidez

7 dicas para aliviar o stress durante a gravidez

A gravidez √©, sem d√ļvida, um per√≠odo delicado de grandes mudan√ßas. Al√©m do trabalho e do lar, h√° tamb√©m pensamentos e incertezas sobre o curso da gravidez e da vida ap√≥s o nascimento. O medo, a ansiedade e a preocupa√ß√£o podem ser uma fonte de stress e podem minar n√£o s√≥ a sa√ļde f√≠sica e mental da m√£e, mas tamb√©m o desenvolvimento saud√°vel do feto. O stress est√° ligado ao baixo peso, √† nascen√ßa ou aos nascimentos prematuros. Aqui est√£o algumas dicas pr√°ticas para o ajudar a aliviar o stress e a ter uma gravidez equilibrada:

  1. OUÇA: Ouvir atentamente como se está a sentir e como está a lidar com a sua gravidez pode ajudá-la a tomar consciência de si própria e encontrar rapidamente uma solução ou o apoio de que necessita para lidar com a sua gravidez. O que me preocupa? O que causa stress
  1. REST: Certifique-se de que descansa o suficiente porque o sono irregular pode ser uma fonte de emo√ß√Ķes negativas. Portanto, dormir o m√°ximo de horas poss√≠vel. Os peritos sugerem 10 horas distribu√≠das ao longo do dia para recuperar for√ßa e energia.
  1. DIETA SAUD√ĀVEL: Uma dieta saud√°vel assegura um √≥ptimo estado f√≠sico tanto para o beb√© como para a crian√ßa e ajuda a reduzir as preocupa√ß√Ķes.
  1. EXERC√ćCIO: 30 minutos de exerc√≠cio moderado por dia √© recomendado para se manter em forma mas tamb√©m para reduzir o stress. Em particular, a actividade f√≠sica regular ajuda a reduzir os n√≠veis de cortisol, a hormona que gera ansiedade.
  1. T√ČCNICAS DE MEDITA√á√ÉO E RELAXA√á√ÉO: Entre os m√©todos mais eficazes encontram-se t√©cnicas de relaxamento ou medita√ß√£o derivadas da tradi√ß√£o do yoga. Amplamente utilizada √© a Mindfulness, uma pr√°tica de consci√™ncia e concentra√ß√£o que traz o praticante de volta a um estado de auto-consciencializa√ß√£o no "aqui e agora" de uma forma n√£o julgadora. Se o yoga e a medita√ß√£o n√£o forem para si, pode sempre optar por ler um bom livro, ouvir a sua m√ļsica favorita ou mesmo uma massagem ou um dia de relaxamento no spa.¬†
  1. PEDIR AJUDA: se se sentir sobrecarregado com coisas para fazer ou se tiver impedimentos físicos devido ao seu novo galo de bebé, não tenha vergonha de pedir ajuda a pessoas em quem confia. Além disso, se lhe oferecerem ajuda, ponha o seu orgulho de lado e deixe que aqueles que o amam o apoiem.
  1. CONFIRMA E EDUCA: se estiver estressado e preocupado por v√°rias raz√Ķes, pode pedir apoio e falar com o seu parceiro, as suas futuras m√£es ou o seu m√©dico. Partilhar os seus medos e tens√Ķes ajud√°-lo-√° a aligeirar e a sentir-se apoiado. Se tiver medo de poss√≠veis complica√ß√Ķes durante a gravidez ou na vida p√≥s-natal, a troca de informa√ß√Ķes com aqueles que sabem mais ou que j√° passaram por ela pode esclarecer as suas d√ļvidas, tranquiliz√°-lo e dar-lhe os conhecimentos necess√°rios para lidar com a incerteza.

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