Conselhos durante a gravidez

Passe bem todas as semanas da gravidez

Durante a gravidez √© necess√°rio assegurar que o seu pequeno tenha a casa mais amig√°vel poss√≠vel. O bem-estar do feto est√° intimamente ligado ao estilo de vida, dieta e sa√ļde f√≠sica da m√£e. √Č muitas vezes necess√°rio abandonar maus h√°bitos como o consumo de √°lcool ou o tabagismo, que podem prejudicar o beb√©. Vamos dar uma vista de olhos a alguns conselhos √ļteis sobre este assunto:

UMA DIETA EQUILIBRADA

O seu bebé está ligado a si através do cordão umbilical, o que lhe permite adquirir os nutrientes de que necessita para o seu desenvolvimento. Na prática, o seu bebé comerá o que você come. Por conseguinte, é essencial prestar atenção ao que se recebe durante a gravidez. 

Entre as principais dicas dos peritos encontram-se:

  • Comer muita fruta e legumes, assim como produtos cereal√≠feros e batatas
  • Beba pelo menos dois litros de √°gua por dia, evitando bebidas gaseificadas ou a√ßucaradas
  • Evitar alimentos gordos e √≥leo e preferir produtos com √°cidos gordos polinsaturados encontrados em nozes, pinh√Ķes e sementes de girassol ou de chia
  • Reduzir a quantidade de doces e alimentos a√ßucarados

ACABAR COM OS MAUS H√ĀBITOS

√Č bem conhecido que durante a gravidez √© amplamente recomendado parar de tomar intoxicantes para assegurar o crescimento saud√°vel do feto. Estes incluem:

  • √Ālcool: a evitar completamente durante a gravidez, porque mesmo pequenas quantidades, como por exemplo um copo ocasional de vinho espumante, podem ter um efeito negativo duradouro sobre o beb√©.
  • Drogas e tabagismo: subst√Ęncias tabu durante a gravidez porque s√£o altamente prejudiciais para o desenvolvimento do feto
  • Ch√°, cola e caf√©: maiores quantidades de te√≠na ou cafe√≠na podem desencadear abortos espont√Ęneos.

EXERC√ćCIO DI√ĀRIO

N√£o √© segredo que o exerc√≠cio di√°rio √© bom para si e para o seu beb√©. Um exerc√≠cio um pouco equilibrado e n√£o demasiado intenso ir√° ajud√°-lo a manter-se em forma, reduzir o stress e preparar-se para o parto. Desportos como a nata√ß√£o ou corrida s√£o particularmente recomendados para mulheres gr√°vidas devido ao baixo risco de les√Ķes. Recomenda-se um m√≠nimo de 30 minutos de actividade f√≠sica por dia.¬†

MANTER UMA BOA HIGIENE ORAL

√Č tamb√©m uma boa pr√°tica cuidar da sua higiene oral. Os dentes e as gengivas s√£o muito sens√≠veis durante a gravidez, e o esmalte dent√°rio pode ser amea√ßado pelo v√≥mito matinal e pela acidez do suco g√°strico que cont√©m. Assim, depois de vomitar, enxaguar bem a boca com √°gua e esperar um momento antes de limpar os dentes para reduzir os efeitos do √°cido.

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